Tratamento Térmico

Conheça - Tratamento Térmico

A WELDING dispõe de unidades móveis de tratamento térmico para a execução de aquecimento resistivo para soldagem e para alívio de tensões após a soldagem. O aquecimento é feito de forma localizada e normalmente é empregado na soldagem de tubulações em geral, caldeiras, vasos de pressão, tanques de armazenamento e equipamentos e componentes mecânicos. Utilizam-se unidades portáteis como fonte de aquecimento, que são operadas por profissionais treinados e capacitados conforme as normas estabelecidas pela ASME (American Society of Mechanical Engineers) e pela AWS (American Welding Society).

A necessidade de pré-aquecimento para soldagem se dá em função do tipo dos materiais a serem unidos ou reparados por solda. Uma situação comum para o emprego do pré-aquecimento é na soldagem de aços baixa-liga, mas, de qualquer forma as temperaturas de pré-aquecimento normalmente são calculadas em função do carbono equivalente na composição química dos materiais, quando se tratam de aços. O aquecimento para alívio de tensões pós-soldagem também é requerido em função dos materiais envolvidos na soldagem e, também, as espessuras e profundidades de cavidades.

As tensões residuais estão sempre presentes em regiões soldadas, mas especial atenção deve ser dada à soldagem de aços baixa-liga, comumente empregados em tubulações para condução de vapor em altas temperaturas. Neste caso, a solidificação da poça de fusão em um aço com carbono equivalente alto e a ação do calor da soldagem nas adjacências do chanfro resultam em materiais alterados e com elevada dureza e baixa ductilidade/tenacidade, o que acaba por fragilizar a região soldada tornando-a susceptível ao surgimento de trincas.

Nestas situações, conforme recomendado em todo procedimento de soldagem elaborado adequadamente e baseados nas normas pertinentes, deve-se realizar um tratamento térmico para alívio das tensões residuais pós-soldagem. Isto se dá gerando um aumento de temperatura de forma localizada sobre a região soldada, o que fará com que ocorra uma queda na resistência mecânica nas áreas tensionadas, que por sua vez irá permitir uma deformação plástica do material sob tensão eliminando ou minimizando as tensões internas.

A Welding Ltda. possui técnicos treinados e capacitados para realizar todas estas atividades de tratamento térmico em campo, além de possuir equipamentos portáteis para aquecimento com canais independentes que permitem o aquecimento simultâneo de várias regiões distintas. Todas as rampas e patamares de aquecimento (e resfriamento) podem ser rigorosamente controladas e registradas através de gráficos com tolerâncias especificadas pelas normas pertinentes.


Solicite um orçamento