HaZop

Conheça - HaZop

HazOp (Hazard and Operability Studies) significa, numa tradução livre, Estudo de Perigo e Operabilidade. Trata-se de uma ferramenta de análise de risco que nos orienta na realização de um estudo eficiente e completo sobre as variáveis de um processo. Essa ferramenta busca visualizar os potenciais problemas de operabilidade das instalações de um processo.

Tem como principal objetivo descobrir todos os perigos potenciais, suas causas e consequências. Uma vez identificados esses pontos, o HazOp permite orientar a equipe, através de sua metodologia, a buscar soluções para eliminar ou controlar esses perigos potenciais. Essa metodologia é baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática, por meio do uso apropriado de um conjunto de palavras-guias aplicadas a pontos críticos do sistema em estudo. As palavras-chaves ou palavras-guias são aplicadas às variáveis identificadas no processo (pressão, temperatura, fluxo, composição, nível, etc.) identificando os perigos potenciais. Essa metodologia de análise de risco é especialmente recomendada para novos projetos ou modificação e melhor conhecimento de processos já existentes.

A técnica HazOp sugere que as equipes usem a criatividade, identificando todas as variáveis pelas quais um evento indesejado ou problema operacional possa ocorrer.

A Welding tem equipe especializada na implantação do HazOp e vê esta técnica como uma ferramenta muito útil no domínio dos processos dentro das indústrias. Um exemplo de aplicação que tem sido muito utilizada é quanto à sua utilização no enquadramento de vasos de pressão na NR13, já que o estudo dos riscos operacionais permite um racionamento na instalação de válvulas de segurança nos equipamentos, minimizando custos sem afetar a segurança.

Algumas outras vantagens na sua utilização são:

  • Melhoria no desempenho operacional da empresa, estando sempre dentro de condições seguras;
  • Melhoria na qualidade do projeto sob os aspectos da segurança, meio ambiente e saúde;
  • Proposta de diretrizes para a gestão do risco com ações de emergência, tanto ambientais, de higiene como de segurança no trabalho;
  • Identificação de questões de qualidade do produto e da manutenção que estejam associadas a desvios operacionais.

Solicite um orçamento