Rua José Batista Soares, 343 - Distrito Industrial II - Sertãozinho - SP

Conheça nossas Soluções

A Soldagem está presente em grande parte dos processos de fabricação e reparos de equipamentos, é uma das etapas mais importantes e que devemos tomar certos cuidados durante todo processo, pois se a solda falhar por má execução ou por montagem incorreta, poderá acarretar grandes prejuízos, como garantia de uma boa soldagem qualifica-se todos os procedimentos de soldagem e soldadores, além dessa qualificação sugerimos treinamentos teóricos e prático, além de auditorias em soldagem e elaboração de Instruções, para a elaboração e qualificação seguimos a seguinte ordem de qualificação:

Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem

Registro de Qualificação de Procedimento de Soldagem (RQPS), consta todas as informações coletadas durante o processo de acompanhamento da soldagem como: tipo de material, consumível, pré aquecimento, pós aquecimento, tratamento térmico de alívio de tensões, espessura do corpo de prova, gás, vazão de gás, gás purga, dependendo do tipo de processo de soldagem e norma utilizada para qualificação as informações coletadas podem mudar, para assegurar que a soldagem foi aprovada seguindo os parâmetros utilizados realizamos ensaios destrutivos nos corpos de prova, dentre eles o ensaio de tração e dobramento é mais utilizado para qualificação nas normas ASME e AWS essa última com ensaio adicional não destrutivo.

Especificação do Procedimento de Soldagem

Especificação do Procedimento de Soldagem (EPS), contém todas as variáveis retiradas dos dados coletados no acompanhamento da soldagem do RQPS, as variáveis poder mudar conforme a norma escolhida para qualificação dos procedimentos, esse documento deve estar presente no ato da soldagem para que todas as variáveis sejam conferidas pelo auditor ou inspetor de campo.

Registro de Qualificação de Soldador

Para a realização de algumas soldas é necessário a apresentação do documento RQS, que habilita o profissional a executar o serviço. A habilitação é feita através da soldagem de corpo de prova específico, podendo variar diâmetro, espessura, posição de soldagem, consumíveis e material. Após a soldagem dos corpos de prova é realizado ensaios destrutivos como, por exemplo, Dobramento, podendo ser substituído por Ensaio Radiográfico.

Instrução e Execução de Inspeção de Soldagem

Instrução e Execução de Inspeção de Soldagem (IEIS) é um documento elaborado especificamente para cada tipo de junta em um Projeto ou Reparo, que contém todas as informações de soldagem necessárias com base em algum procedimento de soldagem qualificado. Além das variáveis de soldagem, temos também os Ensaios Específicos para junta soldada e, caso necessário alguma informação complementar a soldagem, há também os cuidados com preparação da região e dimensionamento dos biséis.

Auditorias em soldagem

Auditamos tanto documentações de soldagem como estrutura física de terceiros ou interna, durante as auditorias é verificado se todas as etapas do processo de soldagem estão sendo seguidas como: armazenamento de consumíveis, armazenamento de metal de base, montagem, condições de maquinas e cabos de soldagem. Auditorias podem ser realizadas em fornecedores, auditando processos, procedimentos, estrutura física e equipe de soldagem.

Desenvolvimento de Soluções de Soldagem

Quando se há necessidade de um estudo de caso específico para determinada aplicação, desenvolvemos em conjunto com o cliente procedimentos específicos para trabalhos especiais, como, por exemplo, aumento de dureza em uma região específica por meio de aplicação de metal de solda Overlay ou processos de reconstrução de espessura através de Build-up, dentre outros.