Análise de Tensões pelo Método dos Elementos Finitos

Conheça - Análise de Tensões pelo Método dos Elementos Finitos

Dada a constante necessidade de entendimento para reduções de custos e aumento da segurança na operação de equipamentos, a engenharia moderna, quase que na sua totalidade, faz uso de métodos numéricos para solução de seus problemas. Um dos métodos mais difundidos é o método dos elementos finitos (MEF ou FEM em inglês).

Inicialmente, nas décadas de 60 e 70, o uso da técnica estava ligado diretamente a setores com alto índice de inovação tecnológica, tais como o aeroespacial e o aeronáutico. No entanto, com o avanço do método, aumento da segurança envolvida e redução dos custos de aplicação, esse método tem se difundido cada vez mais e, atualmente, é utilizado para análise de vários tipos de estruturas, como, vasos de pressão, carcaças de redutores, eixos, carrocerias automotivas ou qualquer outra estrutura que se deseja avaliar.

A Welding possui grande experiência na aplicação do método em vasos de pressão. Casos como tampos planos ou cônicos em vasos de pressão, os quais são de difícil abordagem pela maioria dos códigos de projeto, têm ótimos resultados quando analisados por MEF. Outros exemplos que geram bons resultados na aplicação do método estão relacionados à otimização, redução de custos e soluções personalizadas para cada tipo de situação. É exatamente nesse cenário que a técnica de análise de tensões pelo método dos elementos finitos se mostra eficaz.


Solicite um orçamento