Como adequar os vasos de pressão às válvulas de segurança existentes?
1. Todo vaso de pressão deve possuir uma válvula de segurança ou outro dispositivo de segurança contra sobre pressão?
A NR-13, em seu item 13.1.5.3, cita que todo vaso de pressão deve estar obrigatoriamente protegido por uma válvula de segurança ou por outro dispositivo de segurança, porém a NR-13 também permite que válvulas de segurança do sistema de tubulação que interliga os vasos de pressão possam também protegê-los. Ressaltando que, para equipamentos do tipo casco e tubos, como os aquecedores e os evaporadores, são necessários uma proteção lado do casco e outro lado dos tubos.
2. Quais são os outros dispositivos de segurança?
Além de válvulas de segurança do tipo mola sobre pressão, também são considerados dispositivos de segurança discos e o pinos de ruptura, porém são dispositivos denominados “nonreclosing”, ou seja, quando abrem não retornam, automaticamente, à posição fechada.
3. Válvulas de segurança do tipo contrapeso podem ser utilizadas?
Não. Essas válvulas não são aceitas pelos principais códigos de projeto utilizados para vasos de pressão e, portanto, não podem ser utilizadas.
4. As válvulas-piloto operadas podem ser consideradas dispositivos de segurança? Conforme o parágrafo UG-126 do código ASME, SEÇÃO VIII, DIVISÃO 1, válvulas-piloto operadas podem ser utilizas como dispositivos de segurança desde que o piloto seja auto-operado e a válvula principal abra, automaticamente, até a sua capacidade máxima, em caso de falha do piloto.

